Equipamento da Fibermaq controla temperatura e reduz viscosidade da resina e do gelcoat
Utilização do TM-07 é ainda mais importante nos meses de inverno
TM-07 e TM-08
 
Um problema comum enfrentado pelos moldadores de compósitos durante todo o ano, mas que piora ainda mais no inverno, é o excesso de viscosidade da resina e do gelcoat. As baixas temperaturas típicas dessa época nas regiões Sul e Sudeste tornam o material mais viscoso e, com isso, o ritmo produtivo cai. A saída? Utilizar controladores de temperatura especiais, caso do TM-07, tradicional equipamento da Fibermaq – produzido há mais de 20 anos, ainda atua como homogeneizador.

“O TM-07 isenta o processo dos indesejados efeitos das oscilações climáticas. Também garante um trabalho uniforme, pois permite misturar a resina e o gelcoat com a carga mineral de forma muito mais homogênea e controlada do que a normalmente obtida com os métodos manuais”, explica Edmundo Pinto Filho, representante do departamento técnico da Fibermaq.

Indicado para todos os processos de fabricação de peças de compósitos, o TM-07 tem capacidade para 300 kg de material – o fundo inclinado do seu tanque de aço ajuda no escoamento dos resíduos. Ainda tem como opcional um pedestal com dois degraus.

O TM-08, por sua vez, é um misturador específico para tambor, que pode ser usado tanto na homogeneização de resina e gelcoat com cargas minerais como na dissolução e dispersão de pigmentos. Robusto, fácil de manusear e de baixa manutenção, o TM-08 reduz o tempo para o início do processo de laminação e os gastos com mão de obra.

“Ambos os equipamentos ajudam a prolongar a vida útil das laminadoras, gelcoateadeiras e injetoras de RTM, assim como a reduzir custos com peças de reposição, pois a carga mineral melhor dispersada provoca menos atrito nos diversos componentes das máquinas, independente do fabricante”, ele conclui.

Fundada em 1978, na cidade de São Paulo, a Fibermaq é pioneira na fabricação de equipamentos para a moldagem de compósitos, epóxi e adesivos em geral. Ao longo desse período, mais de 5.000 laminadoras, gelcoateadeiras, injetoras de RTM e máquinas de enrolamento filamentar, entre outras, foram comercializadas pela empresa no Brasil e em toda a América Latina.

Ano passado, a Fibermaq foi eleita pela terceira vez Top of Mind da Indústria de Compósitos na categoria “Equipamentos” – organizado pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), é o principal prêmio do setor.         

Para mais informações, acesse www.fibermaq.com.br
 

Fibermaq fornece máquina para aplicação de revestimento de poliuretano
Construção civil é o principal alvo da Titan Helix
Líder brasileira em equipamentos para a moldagem de compósitos – um tipo de plástico de alta performance –, a Fibermaq também fornece máquinas para o segmento de poliuretano (PU). É o caso, por exemplo, da Titan Helix, novidade da norte-americana Titan que a Fibermaq começa a oferecer ao mercado brasileiro.

“Trata-se de uma máquina voltada à aplicação, sob alta pressão, de PU spray e alguns tipos de poliureia, matérias-primas de diversos tipos de revestimentos usados principalmente na construção civil”, explica Christian de Andrade, diretor da Fibermaq. Entre as diversas propriedades da resina de PU, uma delas é a capacidade de atuar como um excelente isolante termoacústico.

Além da reconhecida performance dos equipamentos fabricados pela Titan – empresa do grupo alemão Wagner, é uma das principais fabricantes de máquinas para pintura do mundo –, a Titan Helix destaca-se por contar com um sistema especial de aquecimento das mangueiras. “Essa característica ajuda a aumentar o rendimento da resina de PU e a área de cobertura do revestimento, o que implica em redução de custo com a matéria-prima”, detalha o diretor da Fibermaq.

Andrade ressalta ainda que o acordo com a Titan compreendeu o acesso da Fibermaq a uma ampla gama de peças de reposição. “E o usuário ainda tem a segurança de contar com a assistência técnica local, prestada por uma empresa com quase 40 anos de mercado”, ele completa.
 
Titan Helix: aplicação de PU spray

 

EVENTOS
 
A Fibermaq é uma das expositoras da Plastech Brasil, feira do plástico, borracha, compósitos e reciclagem que acontece em Caxias do Sul (RS), entre 25-28/08. Na ocasião, a empresa vai apresentar uma injetora de RTM controlada por CLP e uma gelcoteadeira especialmente projetada para peças de pequenas dimensões, entre outros destaques do seu portfólio.

Mais em www.plastechbrasil.com.br
 

Compocity 2015
 
A Compocity 2015, cidade dos compósitos que a Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) construirá em São Paulo, entre 04-07/11, conta com o patrocínio da Fibermaq. O evento será coorganizado pela JEC Composites, líder global na divulgação dos termofixos reforçados

Mais em www.almaco.org.br/compocity2015
 

O Fibermaq em Notícia é um informativo sobre as novidades da Fibermaq, empresa pioneira na fabricação de equipamentos para a transformação de materiais compósitos. Fundada em 1978, na cidade de São Paulo, a Fibermaq produz máquinas para o processamento de resinas termofixas, gelcoats, poliuretano, epóxi e adesivos em geral. Ao longo desses trinta anos, mais de 5.000 laminadoras, gelcoateadeiras, injetoras de RTM e máquinas de enrolamento filamentar, entre outras, foram comercializadas pela empresa no Brasil e em toda a América Latina.  Para mais informações, acesse www.fibermaq.com.br ou ligue para (11) 5511-9001.

SLEA Comunicação:
Silvio de Andrade
(11) 3554-0497
silvio@slea.com.br